Parque Nacional do Caparaó

O Parque Nacional do Caparaó foi criado 24 de maio de 1961 pelo Decreto Federal n° 50.646, assinado pelo então Presidente da República Jânio Quadros.

O Parque está localizado na divisa de Minas Gerais com o Espírito Santo. O Parque tem duas portarias de entrada, Portaria Caparaó no município de Alto Caparaó MG e   Portaria Pedra Menina no Distrito  de Dores do Rio Preto ES.

As duas portarias ficam abertas de segunda a segunda, das 7:00H  às  22:00h.

O Parque Nacional do Caparaó tem quatro áreas de acampamentos, duas por minas, Tronqueira e Terreirão e duas pelo Espírito Santo, Macieira e Casa Queimada.

Para ficar acampado nestas áreas têm que fazer reserva, os telefones são: (32) 3747 2943 ou (32) 3747 2086.

Respeite os direitos autorais, não as utilize sem autorização.

39 respostas para Parque Nacional do Caparaó

  1. Marquinho do Nelson disse:

    Amo muito esta cidade, adimiro cada paisagem,cada cidadão que nela reside,deixo uma pequena mensagem não escolhi Alto Caparaó para nascer,pois não tive este direito,este direito pertencia meus pais,já hoje posso descidir escolhi Alto Caparaó para viver com minha família.

    Um grande abraço José Carlos continui divulgando o que nós temos de maravilhoso, que é nossa terra,nossa gente.

    o amigo de sempre Marquinho do Nelson.

  2. Welington Antonio Lopes disse:

    OI, JOSE CARLO , TEMOS PREVILEGIO DE MORA EM UM LUGAR MARAVILHOSO COMO ALTO CAPARAO, PRINCIPALMENTE ONDE MORO DENTRO PARQUE NACIONAL UM LUGAR MARAVILHOSO ,EUM ORGULHO PARA MIM,E TODA AMINHA FAMILHA.

  3. Noraney e Sebastião disse:

    Parabéns! Vc está realizando um excelente trabalho frente à esse Departamento….

  4. elizangela disse:

    lindas fotos vou em alto caparao pela primeira vez neste domingo………..gostaria de saber qual lugar foi tirada as fotos das cahoeiras estão lindas…me responda por favor

  5. elizangela disse:

    qual lugar vc tirou essas votos ai em caparao lindas,não conheço ai…….pode me dizer

  6. lovantino disse:

    Bom dia!!!!
    Cara amiga Elizangela, as fotos das cachoeiras foram tiradas no Vale Verde a 800 metros da portaria caparaó, e no Vale encantado na tronqueira primeria área de camp do parque.

  7. Prezado Zé Carlos,

    Pelo visto vem vestindo a camisa mesmo, em relação ao turismo da região de Caparaó. Fico muito feliz, pois me identifico bastante com a região, o que me faz voltar inúmeras vezes a esse paraíso, e só pessoas com o seu pensamento podem fazer desse lugar um grande ponto turistico para fomentar negócios para a população local.

    Tenho a certeza que a secretaria de turismo está em boas mãos, e certamente terá o nosso apoio quando precisar.

    Faça do seu BLOG um BELO SITE, e dele, um imenso portal de informações do Caparaó. Alto Caparaó precisa muito disso.

    Temos o nosso site a sua disposição para TROCAR LINKS, se desejar.

    Abçs e sucesso.

    Até breve!

    Claudio

  8. iriam Leite Cardoso disse:

    Esse lugar é lindo,gostária muito de conhecer,moro no Rio de Janeiro mas tenho familia ai que nem me lembro mas o nome de todos,mas deve ser conhecidos,o nome do meu tio é Paulo Cardoso,filho do Falecido Elizeu Cardoso.

    • jaqueline tavares disse:

      Paulo Cardoso é meu tio,irmão da minha vó Celia Cardoso.E vc quem é?

      • Dulceléia Tavares disse:

        Conheço seu Gedalias Cardoso mora Vítória ES é
        parente!!

    • lovantino disse:

      Olá,,
      conheço e muito o seu tio, ele é meu vizinho, fiz o cometário que vc postou aqui e ele disse que conhece sim.

  9. Miriam Leite Cardoso disse:

    Assertando meu nome

  10. cleide prima do marquinho sobrinha do nelson disse:

    eu moro no rio de janeiro, nasci em manhumirim adoro alto caparaó .
    parabéns! pelo blog .está maravilhoso.

  11. monica vilas boas tavares disse:

    ola gostei muito de conhecer mais caparao pois faz um ano que moro em caparao e pelo seu blog estou vendo a maravilha,espero que eu e jacy ao voltar ele me leve pra conhecer cada cantinho lindo dai

  12. José Norberto disse:

    moro no Rio, nasci em manhumirim,trabalhei na construção da estrada para o Pico da Bandeira, até na tronqueira,trabalhei com Zé do Vale, conheço Nelsom e Marquinho.

  13. Dulceléia Tavares disse:

    Moro em Viótoria ES, PORCURO meus parentes.
    Meu pai era filho de;José Theodoro Tavares e Apolinária César Tavares [Juquinha], meus bisa eram;Eduardo Tavares e Idhalina, tratava com Homeopatia, dizia meu pai LIDUVINO TAVARES do qual era o mais velho de doze irmaõs, nasceu no CORRÉGO DE MUTUNZINHO, foi registrado em Maiunhmirim, pelo que sei muitos dos parentes moram em ALTO CAPARAÓ tem o Corrégo dos Tavares.
    Se vc é desta linhagem entre em contato!!
    Tenho muito orgulho de pertencer esta FAMÍLIA!!!!
    GLÓRIAS A DEUS!!!!!!!!!!!!

  14. Analina Prudente Teixeira de Oliveira disse:

    Senhor DEUS quando fez essa cidade estava inspirado,aqui tem tudo de bom e belo uai!!!!!!!!!!!

  15. geisilene cabral disse:

    ola bom dia estou programando um passeio com minha familia para caparao , meus filhos tem vontade acampar e estou escolhendo ai nao sei se estou fazendo á escolha certo pois são duas crianças 11 e 12 anos e não conheço bem o camping dai , sera que são apropriados para crianças ? me envie resposta e mais esclarecimentos da regiao

  16. Parabéns!!
    Vc esta mostrando atravez dessas fotos o quanto a nossa cidade é linda,quem sabe vendo essas maravilhas os cidadões não entendam o porque de preserva-la. Conte comigo para ajuda-lo quando preciso, pois sei o quanto é importante cuidarmos da natureza. Vc est´á de parabens, fico feliz em saber que em nosa cidae existem cidadões consciêntes dos seus deveres com a natureza

  17. Moro em São Paulo onde se encontra de tudo,mais de todas as cidade que conheço e não e pouca,digo felizes os que mora ai,estive ai em 2008,e constatei uma coisa que me deixou muito triste,os jovem desta linda cidade já tem a disposição as drogas,lamentavel mais e verdade,vi muito deles usando, e traficando,eu que sou da Igreja Adventista,sei os jovem estaõ meio perdidos,onde não se tem trabalho,aqui e a mesma situação,sei que isso não e desculpa,mais e complicado na vida do jovem,eu vejo rapaz com 25 anos sem uma assinatura em carteira. Um grande abraço a todos desta coluna.

  18. Joel Gilmar Emerick disse:

    sou nascido e criado aqui,meu pai me levou lá pela primeira vez quando eu tinha apenas seis meses de idade pois ele trabalhava lá era conpanheiro de serviso de seu pai,combateram varios encendios juntos para preservar esta maravilha.fui tantas veses que perdi a conta,mais sempre que posso volto.Fiquei muito feliz de ver o seu trabalho,Parabens.

  19. Oi amigo,espero que vcs tem tido um lindo fim de ano,quero desejar um feliz ano novo,estive vendo as ultimas fotos,e bateu uma saudade deste paraiso,tenho fotos dai deste 1980, quardo com muito carinho.Um grande abraço.

  20. Marcelo disse:

    José Carlos, você deve se lembrar, uns 25anos atrás, como era Caparaó Velho. Hoje, Alto Caparaó tem até blog, graças a iniciativa do amigo, o mundo pode acessar e conhecer nossa cidade. Lovantino,continue esse trabalho que só tem à engrandecer esta pequena e maravilhosa cidade. PARABÉNS

  21. Prezado Lovantino,
    Parabéns pelo trabalho e pelo amor a ALTO CAPARAÓ, que tenho certeza será a grande indutora do turismo desta região que é abençoada por Deus por suas belezas naturais.
    Forte Abraço

  22. Prezado amigo lovantino,com seu prestigio,gostaria que vc desse enfase a uma coisa que vai levantar seu prestigio,e admirção de todos nós,principalmente o povo que ti conhece pessoalmente,e seu enterese pela beleza deste paraiso chamado caparaó.basiado no turismo deste lugar maravlhoso,levante a bandeira das ferrovias entre Manhuaçu, e Espera feliz, e outros lugares,Vitoria,Caramgola,imagine este povo indo de trem pra visitar os ponto turistico,só de ir de trem vai ser uma curtição,oleito das linha já esta pronto.com um pouco de boa vontade,pra voltar os prazeres do passado tão lindo.Um grande abraço.

  23. REGINA disse:

    olá Lovantino meu nome é Regina sou estudante de turismo da cidade de Carangola “vizinha” de Alto Caparaó, me formo agora em julho e pretendo fazer minha monográfia sobre a cidade de Alto Caparaó e puder de dar uma força ficarei muito satisfeita, pois estive aí alguns dias atrás fazendo estágio no hotel e na estánica goumert adorei tudo e muito mais de saber um puoquinjho da história de Alto Caparaó por isso me interessei ainda mais por fazer minha monográfia sobre este local maravilho e infelismente ainda pouco conhecido e explorado, se for de seu interesse adoraria fazer este lugar muito conhecido conto desde j´c com sua ajuda e aguardo um contato, o blog está muito lindo parabéns!!!!

  24. Itelvino Eller Filho disse:

    No meio de tantas catástrofes,vivemos numa cidade abençoada por Deus,onde o clima e a natureza são maravilhosos.De riquezas indiscutíveis onde parecemos estar mais próximo de Deus o criador .Temos que mostrar e ter orgulho de nossa cidade,pois críticas nao podem atrapalhar seu trabalho que acho muito bacana e valoroso.Não deixe de ser esse José Carlos Lovantino no qual as pessoas acham polêmico.Mais se todos fossem iguais a vida não teria sentido.Trabalho show não desanime,força e saúde a vc.Valeu Téo.

  25. ademar queiroz disse:

    Quem conheceu Alto Caparaó como eu conheci nos idos de 50 nem pode imaginar o progresso que houve ali. Ruas limpas e asfaltadas, as construções seguem padrões de beleza arquitetônica invejável, um povo bairrista sempre voltado para o progresso da sua cidade,a gente nota que eles têm, com toda razão, orgulho de sua terra. Tenho orgulho de ter ali muitos amigos inclusive o José Gomes atual vice-Prefeito, com quem trabalhei quando ele foi vereador em Caparaó. Estão de parabéns os habitantes de Alto Caparaó, pelo progresso observado, e pela hospitalidade que passam para o visitante.

  26. july disse:

    tenho um album no orkut de alto caparao algumas cedidas por amigos se puder me enviar do vale verde agradeço desde ja

  27. Moro em São Paulo,no meio de tanta gente me sinto só,olho pra pessoas e me da dó,quando vou em Caparaó,na hora de ir embora me, sinto o pó.Abraço ao amigo Louvatino,e todos desta cidade.

  28. Um aviso pros eleitores desta cidade,fiquem esperto, pra esta cidade não seja, como em outras cidade que virou cabide de safadeza dos mal politicos.Numa cidade pequena fica mais facil saber,quem e, quem,um grande abraço á todos deste paraiso,que vcs não sejam enganados.Bota pra quebrar.

  29. Betânia Teixeira Machado Emerick disse:

    Pena que não temos que aprovar ou reprovar passaporte…

  30. Olivia Oliveira Cavalcanti Silva disse:

    Li no Jornal Folha da Mata de 11-5-2011 sobre as comemorações dos 50 anos do Parque Nacional do Caparaó. Sou filha do Deputado João Bello e vi que em 25 de outubro de 1955, através da indicação 462, feita por ela Na Assembléia Legislativa foi dado caráter institucional à criação do Parque Nacional.Minha mãe tem 96 anos, mora em Carangola e não fomos comunicados desta solenidade.Ficamos tristes, pois a atuação do meu pai foi decisiva para a criação do Parque do Caparó.Estamos levantando a historia de sua atuação política nesta região e gostaríamos de saber se existe no escritório do Parque, cópia desta notificação. Na arquivo da ALMG só existem documentos a partir de 59, porque os anteriores foram queimados por incêndio.Obrigada, Olivia Oliveira Cavalcanti Silva-

  31. Welington Dias Heringer disse:

    Bela foto do poço da pinguela..
    Tenho um projeto para recriar o poço CLARO.
    Poço Claro foi o melhor de todos os tempos.
    Este poço foi esculpido pela natureza,
    Precisamos É DE DAR UMA MÃO.
    Vamos fazer uma pedra de cimento onde existia a pedra que gerava uma turbulencia e limpava o poço a cada CHUVA.
    Quem se abilita nesta tarefa para que tenhamos novamente o Querido…
    POÇO CLARO.

  32. leudis louzada disse:

    gostei muito de tudo que vi,quantas saudades pois sou caparaoense uai,sou da familia dos louzada,falem um pouco desta familia pioneira de caparao,um abraço a todos parabens pelas fotos e materias. leudis louzada.

    • jeremias de oliveira louzada disse:

      olá meu primo leuds sou jeremias filho de durvalino louzada de petropolis rj gostaria do tel do seu irmao leilson um forte abraço meu e-mail louzada55@hotmail.com

  33. gostei muito das fotos,estive quarta feira dia 05-09 la na tronqueira com andre,mirian e jacy eles me levaram pra conhecer pois moro 7 anos aqui e nao conhecia achei maravilhoso as cachoeiras semana que vem marcamos de ir todos no terreirao pra ue eu conheça mas vamos levar os filhos sera um passseio agradavel e maravilhoso pois pouco que conheci foi maravilhoso

  34. jeremias de oliveira louzada disse:

    sou nascido em alto caparao e moro em petropolis rj sou neto de sebastiao de oliveira louzada gostei muito de saber das noticias do meu lugar.

    • marcos disse:

      adoro essa cidade, sou de muriaé. assim que tiver uma oportunidae eu me mudo para ai!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: