Emater premia os melhores cafés da região

Clayton Barroso Monteiro, de Alto Caparaó, foi o grande vencedor na categoria natural

Categoria café natural: 1º Lugar – Clayton Barrosso Monteiro, de Alto Caparaó; 2º lugar – Aides Gomes Monteiro, também de Alto Caparaó

Pelo sétimo ano, a EMATER-MG premiou os melhores cafés da região nas categorias cereja descascado e natural no Concurso de Qualidade de Café das Matas de Minas – regional de Manhuaçu. A competição deste ano contou com amostras de café de 18 municípios da região.

Clayton Barrosso Monteiro, de Alto Caparaó, foi o grande vencedor na categoria natural, enquanto Geraldo Antônio da Paixão, de Manhuaçu, faturou o primeiro lugar com café cereja descascado.

Foram inscritas 388 amostras de café nas categorias Café Natural (315 amostras) e Cereja Descascado (75 amostras). Do total, foram selecionadas as 52 melhores amostras de café das duas categorias e premiados os três melhores de cada. Os prêmios oferecidos aos vencedores foram: TVs LED de 32″, pulverizadores, insumos e roçadeiras. No final houve uma oferta de compra de dois micros lotes de uma saca de café dos vencedores, no valor de R$ 1.000,00 para cada saca.

Todas as amostras de café inscritas no concurso regional foram automaticamente inscritas no Concurso Estadual de Qualidade de Café. A EMATER de Manhuaçu utiliza a seleção do concurso estadual para premiar os melhores cafés da região.

Os vencedores foram: Categoria café natural: 1º Lugar – Clayton Barrosso Monteiro, de Alto Caparaó; 2º lugar – Aides Gomes Monteiro, também de Alto Caparaó; e 3º lugar – Thamires Rodrigues Ferreira, de Manhumirim.  Na categoria Cereja Descascado – 1º lugar – Geraldo Antônio da Paixão, de Manhuaçu; 2º lugar – Juarez Lauriano Gomes, de São João do Manhuaçu; e 3º lugar – Luiz Antônio da Paixão Neto, de São João do Manhuaçu.

RECONHECIMENTO

A solenidade de encerramento contou com a presença do gerente regional da Emater-MG, Rômulo Mathozinho; do Diretor Administrativo da EMATER-MG Bernardino Cangussu Guimarães, do Assessor Especial de Café Niwton Castro Moraes, que na oportunidade representou o Secretario de Agricultura, Pecuária e Abastecimento Dr. Elmiro Nascimento, de autoridades locais e regionais e um grande número de produtores e familiares.

Para o diretor administrativo, Bernardino Guimarães, que já foi gerente regional de Manhuaçu, “eventos desse tipo agregam valor ao café, principalmente do pequeno produtor. Temos relatos de cafeicultores premiados, por exemplo, que não sabiam da qualidade do próprio café. A região ainda precisa criar uma maior identidade do seu produto. Evoluímos muito de uns tempos para cá, mas o caminho para solidificar esta identidade ainda é longo”.

Durante a entrega dos prêmios, o diretor técnico da EMATER-MG, José Rogério Lara, ministrou palestra sobre o tema “Perspectiva de mercado do café e sua comercialização”.

O evento foi encerrado com um farto festival de produtos com café, produzidos pelas agricultoras familiares da região, assistidas pelas extensionistas de bem estar social Maria do Carmo Cunha Fontes e Josele de Almeida Souza.

 Fonte e Fotos: Carlos Henrique Cruz – portalcaparao@gmail.com

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: