Rota do Caparaó é apresentada em evento da Rio+20

Um roteiro turístico que fala bem de perto para a idéia de trabalho conjunto e sustentável. Assim é a Rota do Caparaó, integração entre Minas Gerais e Espírito Santo e que tem como atração principal o parque nacional do Caparaó, foi tema de apresentação no I Colóquio  de Turismo e Sustentabilidade Perspectivas do Brasil e Casos de Sucesso, dentro da Conferência da ONU na Rio+20.

A nova rota está sendo estruturada para se tornar um atrativo turístico nacional e internacional e é adequada para os adeptos do turismo de aventura e natureza. Faz parte das ações do Programa Minas Integra – Região Sudeste – uma parceria dos Governos de Minas e Espírito Santo e do Sebrae MG.

Durante o evento, a secretária adjunta de Estado de Turismo, Silvana Nascimento, afirmou que a Rota do Caparaó está sendo trabalhada com foco utilização sustentável dos recursos naturais e patrimoniais e, também, na inserção das comunidades na produção turística.  A secretária apresentou ainda números de pesquisa, realizada este ano pelo Sebrae Minas na região da Rota do Caparaó com turistas e agentes de viagem.

O resultado mostra que o principal motivo da viagem é a natureza exuberante e infraestrutura da região.  E ainda, 45% dos entrevistados mencionaram o Sudeste como a melhor região para viagens de natureza. A média de gasto é de R$ 582,00, com permanência média de 3,9 dias. A satisfação com a viagem é de 8,9 em 10 pontos.

Sobre a importância da relação turismo e meio ambiente, Silvana Nascimento destacou as cinco dimensões do turismo sustentável: econômica, social, ambiental, empresarial e de negócios e integração. “A atividade turística incentiva a preservação cultural, do patrimônio material e imaterial e dos valores e expressões de nossa cultura. A política de implantação de parques, como o do Caparaó, preserva nossas matas, e toda a sua biodiversidade e beleza que são os diferenciais de uma região ou destino turístico”, completou.

Situado na divisa de Minas Gerais e Espiríto Santo, o Parque Nacional do Caparaó tem paisagens inesquecíveis como o nascer do sol visto do Pico da Bandeira, o terceiro maior do Brasil, e o único com acesso. A altitude é de 2.890 metros.  Em 2011, o Parque do Caparaó  recebeu 48 mil turistas.

Fonte: PortalCaparaó com informações da Agência Estado

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: