Dia Mundial do Meio Ambiente.

Hoje é comemorado o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.

A data foi criada em 1972, por causa de um encontro feito pela ONU (Organização das Nações Unidas), para tratar assuntos ambientais, que envolvem o planeta.

O mundo está na onda da modernização, desta forma está em modo falar em meio ambiente, infelizmente nos últimos vemos muitas palavras bonitas, mas, as ações são muito poucas e restritas.

O novo Código Florestal mostra isso, demorou muito para ser aprovado, ouvi muitas discussões, não com o intuito de proteger na maioria das vezes o nosso meio ambiente, mas sim para ajudar a fazer lobis políticos.

Esse Código Florestal foi aprovado, mas tem que voltar para a Câmara e o Senado e corre o risco de ser novamente alterado e  vetado. A Medida Provisória da Presidenta está em vigor, mas até quando?

Neste dia 05 de junho estamos tristes, não temos nada para comemorar, o desmatamento diminuiu quase nada, as queimadas também não, as cidades que estão sem saneamento básico são muitas.

Claro, avançamos muito, mas mesmo assim tem muitas coisas para serem feitas, tanto no âmbito Federal, Estadual e Municipal, o jogo de empurra é muito grande, a esfera Federal cobra dos Estados, os Estados cobram dos Municípios e os Municípios que dependem dos recursos da União e dos Estados para fazerem a diferença.

Falta interesse da população em cobrar políticas públicas voltadas para proteger o meio ambiente.

Mas também não é tudo responsabilidade dos Governos, a população tem que fazer a parte dela, não adianta os Governos investirem e a população continuar indiferente com as boas maneiras de preserva e cuidar do local que mora.

Sei que as escolas, Igrejas, Associações, Sindicatos, Órgão ambientais estão trabalhando e muito para melhorar e proteger o meio ambiente estamos bem atrasados, mas estamos caminhando.

Espero do fundo do coração que a palavra sustentabilidade  que é a onda do momento possa ser entendida e  encarada de frente por todos.

Estamos vivendo em Alto Caparaó reflexos do aquecimento global, não está um inverno frio como antes, até chuva forte no mês de maio tivemos. Fenômeno raro de acontecer nesse período de inverno.

Onde vamos parar? Sinceramente não sei, espero que nossos filhos tenham  um futuro, até porque as nossas atitudes hoje, vão influenciar e muito na vida deles a manhã.

05 de junho Dia Mundial do Meio Ambiente, dia de reflexão.

Ass José Carlos Lovantino

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: