Dom Emanuel Messias, o novo bispo de Caratinga

Dom Emanuel Messias é o novo bispo da Diocese de Caratinga

O papa Bento XVI nomeou nesta quarta-feira, 16, três novos bispos para o Brasil. Aceitando a renúncia de dom Hélio Gonçalves Heleno, bispo da diocese de Caratinga (MG), em conformidade com o cânon 401§ 1 do Código de Direito Canônico (motivo de idade), Bento XVI nomeou para sucedê-lo dom Emanuel Messias de Oliveira, até agora, bispo diocesano de Guanhães (MG).

Conforme o relato de monsenhor Raul, este é um momento importante para a diocese, que vibrou de alegria com o anúncio dado. O vigário geral, que há tempos  reza nas intenções de dom Hélio e de seu sucessor, agradecendo a Deus, diz: “Obrigado, Pai celeste, por este grande presente, este dom, que estais nos concedendo. Obrigado, Senhor Jesus, por terdes colocado dom Emanuel à frente desta vossa Igreja que está em Caratinga”.

O novo bispo, que durante 24 anos lecionou Sagradas Escrituras no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário e, mais recentemente, estava ligado a ele pelos 14 seminaristas da diocese de Guanhães que nele estudam, será empossado no dia 20 de maio, na catedral de São João Batista.

“Bem-vindo, Dom Emanuel. A Diocese inteira o acolhe, com muito amor, com muita esperança e muito espírito de fé, sabendo que foi o próprio Espírito Santo que o escolheu para esta missão de ser nosso pai e pastor, nosso guia e companheiro de caminhada!”, é a afirmação de monsenhor Raul repetida por todo o povo de Deus presente nesta diocese.

Dados biográficos de Dom Emanuel

Nasceu em Salinas, MG, dia 22 de abril de 1948, filho de Deoclides Oliveira e Maria Angélica Teixeira (in memoriam). Fez o curso fundamental e o médio, em Governador Valadares. O curso de Filosofia, em Mariana, no Seminário São José (1967-1968). E o curso de Teologia, em Roma, na Pontifícia Universidade Gregoriana (1969-1972), especializando-se em Sagrada Escritura, no Pontifício Instituto Bíblico de Roma (1972-1975).

Recebeu o Presbiterato, aos 4 de fevereiro de 1976, em Governador Valadares. Exerceu o ministério sacerdotal em Governador Valadares, como Vigário Paroquial (6 anos) e Pároco (17 anos), na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, na Ilha dos Araújos; professor de Sagrada Escritura, no Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário, em Caratinga, durante 24 anos; Coordenador Diocesano de Pastoral; e Diretor Espiritual, em Minas Gerais, do Movimento “Fé e Luz”, serviço que continuou exercendo depois de Bispo.

Foi sagrado Bispo para a Diocese de Guanhães, também em Governador Valadares, por Dom José Heleno, dia 19 de abril de 1998; e tomou posse daquela diocese dia 17 de maio daquele mesmo ano. Seu lema episcopal: A serviço da Misericórdia. Como Bispo de Guanhães, foi também responsável da dimensão Bíblico-Catequética do Regional Leste II; e Administrador Apostólico da Diocese de Governador Valadares.

Fonte: portalcaparao@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: