Adesivo em ônibus dar impressão que o mesmo tem acesso para cadeirantes.


O Blog Lovantino WordPress através de e-mail questionou a empresa de ônibus Viação Rio Doce quais são as intervenções que a mesma está fazendo nos ônibus para que os mesmos pudessem transportar os PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS com mais conforto.
No dia 27de setembro a empresa através da área de atendimento nos informou que“as adaptações que trata a portaria nº 168/2008 do inmetro que regulamenta a adaptação de acessibilidade aos deficientes físicos, já foram feitas. Ex. Braço escamoteável, poltronas, assentos preferenciais, campainha, solicitação de parada no nível das mãos (cadeirante), degraus com faixas amarelas.”
Observando os ônibus da empresa constatamos que alguns tem no vidro dianteiro e perto da escada de saída um adesivo onde da impressão que o veículo tem acesso para cadeirantes, pois, o veículo tem um adesivo com um  “bonequinho sentado na cadeira de rodas”. Novamente entramos em contato via e-mail e questionamos a empresa, pois, os ônibus que têm os adesivos trazem algumas melhorias para os portadores de necessidades especiais, mais, infelizmente não vêm equipados com elevadores para que os cadeirantes possam entrar nos ônibus.
A empresa nos respondeu: “Sr. José Carlos, A portaria 168/2008 do INMETRO estabeleceu que fossem feitas algumas alterações nos veículos fabricados entre 1999 a 2008. Ex. Poltronas reservadas para deficientes com brações escamoteáveis, campainha ao nível das mãos, faixas reflexivas nos degraus, adesivos com a declaração assento preferencial, etc. Todos os veículos que já foram feitos essas modificações devem ter colado em seu para-brisa o adesivo do ” Bonequinho”.

Obs. Carros com escadas amplas e elevadores somente novos.

Ainda não ficamos satisfeitos com a resposta, pois queremos saber quando a empresa vai adquirir esses novos ônibus que vêm equipados e quando eles irão circular em nossa cidade, desta forma mandamos outro e-mail.
Nos próximos dias iremos acompanhar um cadeirante e iremos mostrar as dificuldades que o mesmo tem para entrar no ônibus. O objetivo é mostra para a empresa e a população a dificuldade que um cadeirante de nossa cidade tem para poder viajar no transporte coletivo.

Anúncios

3 Responses to Adesivo em ônibus dar impressão que o mesmo tem acesso para cadeirantes.

  1. lovantino disse:

    Todos têm o direito de ir e vim, a Constituição nos garante isso, e as novas Leis que vieram para facilitar a vida dos idosos, gestantes e portadores de necessidades especiais.
    Em Alto Caparaó a empresa de transporte coletivo tem 19 horários e infelizmente não tem nenhum ônibus com plataforma automática para embarca um cadeirante. A empresa como mostrei na matéria alega que está cumprindo a risca as normas da portaria nº 168/2008 inmetro, isso não basta, pois está plenamente claro que a empresa fez as mudanças somente porque a Lei exige, mas infelizmente não toma nenhuma atitude sem ser obrigada para isso em relação aos portadores de necessidades físicas
    Alto Caparaó está crescendo, vão surgir mais pessoas com necessidades especiais, e assim vai exigir que o Município, instituições se adequem para facilitar a vida dos mesmos.
    Hoje, infelizmente um cadeirante não tem acesso a Câmara Municipal, principalmente na área onde fica a sala da presidência, não tem acesso a Prefeitura, pois para chegar a sala do Prefeito não tem rampa, e assim acontece em vários seguimentos da cidade.
    O problema é que infelizmente ainda não estamos preparados para tratar de igual para igual as pessoas que tem alguma dificuldade, pois culturalmente foi passado a imagem que essas pessoas são limitadas Graças a Deus isso não é verdade, vemos milhares de pessoas que tem necessidades especiais trabalhando, praticando esporte e vivendo uma vida mais normal que possível
    Para que os direitos e deveres das pessoas que têm necessidades especiais possam ser realmente respeitadas a sociedade tem que fazer a sua parte, tem que adequar o ambiente para elas, e assim garantir os seus direitos.

  2. gustavo aguiar disse:

    Principio bastante conhecido: Tratar os iguais de forma igual e os desiguais na medida em que se desigualem…
    Este principio bastante conhecido do Direito processual também pode servir de base para as pessoas com algum tipo de deficiência. Confesso que também já avia reparado este fato, mas nada fiz ao respeito. Mais uma vez parabéns ao José Carlos pela iniciativa, e digo aqui que agora também vou procurar acompanhar o desenrolar dessa historia, e acho que o mesmo deveria ser feito por todos que deste blog participam ou acessam. Devemos praticar a cidadania, apoiar todas as lutas e iniciativas que dela são inerentes. Obrigado!

  3. FABIA LUCIA. disse:

    JOSE CARLOS,
    GOSTARIA DE TAMBEM ME ESPRESAR EM RELAÇAO AO ACESSO DOS CADEIRANTES,NOS ÔNIBUS DA VIAÇAO RIO DOCE.
    EU ACHO UM ABSURDO COMO É OS ÔNIBUS,TEM ALGUNS MOTORISTAS E TROCADORES QUE SAÕ UMS AMORES, OUTROS NOSSO DEUS, PARECE TA AJUDANDO UMA PESSOA QUALQUER, SEM FAMILIA:FAZEM CARA FEIA E OUTRA TEM MOTORISTA QUE LEVANTA VEM AJUDAR O TROCADOR,OUTROS SENTADOS ESTAO SENTADOS PERMANECEM E DETALHE QUANDO VÊ UM CADEIRANTE OLHA DE CARA FEIA,ACHO UM ABSURDO SAO MAOS PREPARADOS PARA TRANSPORTAR OS DEFICIENTES FISICOS. ACHO QUE TERIAM QUE TER MAIS CARINHO PQ VC MESMO SABE QUE A MAIORIA DOS CADEIRANTES DA NOSSA CIDADES ERAM PESSOAS NORMAIS COMO NÓS.SÓ ESTAO NA CADEIRA POR CAUSA DE ACIDENTES.
    ENTAO HOJE SAO ELES AMANHA PODE SER QUALQUER UM DE NÓS.E É SÓ A RIO DOCE QUE TEM ESTE JEITO DE FALTA DE CARINHO PQ EU FUI COM MEU MARIDO PARA VITORIA ESPIRITO SANTO, FOMOS NA VIAÇAO ITAPEMIRIM O CARINHO DOS MOTORISTAS SAO EZEMPLARES E OLHA QUE LÁ NAO TEM TROCADORES.EU FALAR BEM A VERDADE TENHO DO DOS TROCADORES PQ TEM MOTORISTAS QUE AJUDA OUTROS NAO TA NEM AI FINGEM QUE NADA TA ACONTECENDO.
    E OUTRA OS ONIBUS DA RIO DOCE NAO SAO EQUIPADOS NAO,
    ESTES QUE SAO MAIS SIMPLES JA ERA PARA TER ELEVADORES, LÁ EM VITORIA EU E MEU MARIDO SAIMOS FOMOS AO SHOPING PASSEAMOS PARA TODOS OS LADOS EU NAO PÚS A MAO NELE E NEM NA CADEIRA PQ TODOS OS ONIBUS TEM ELEVADOR LÁ OS CADEIRANTES SAO LIVRES PARA IREM E VIREM SEM NINGUEM PARA INTERROPER.
    JOSE CARLOS SE VC QUIZER PEGA LÁ NO MEU ORKUT QUE VC SABE QUE VC TEM AI NO SEU.PEGA AS FOTOS
    E POE NO BLOG PARA A VIAÇAO RIO DOCE VER O QUE É ONIBUS EQUIPADO LÁ TA MEU MARIDO SAINDO E ENTRANDO NÓS ONIBUS DA GRANDE VITORIA.
    ISTO É UMA VERGONHA FALAR QUE OS ONIBUS DELES SAO EQUIPADOS PARA CADEIRANTES QUE ISTO GENTE QUE VERGONHA, PEGA LÁ AS FOTOS E POE NO BLOG PQ TODOS ESTES ONIBUS COMUM TEM COM POR ELEVADORES BASTA ELES QUEREREM.
    E SOBRE OS ADECIVOS QUE ESTAO NÓS ONIBUS SÓ COLCARAM PQ MEU ESPOSO UM DIA TAVA NA RODOVIARIA DE MANHUACU AI O MOTORISTA DISSE QUE NAO PODIA TRAZER ELE PARA ALTO CAPARAO POR CAUSA DA CADEIRA, AI COM MUITO INCISTIRMOS AI ELE TROXE ELE.
    ELE FOI LIGOU PARA A EMPRESA AI FOI QUE COLOCARAM OS ADESIVOS DIZENDO CARREGAR CADEIRANTES PQ ATE ENTAO ELES COLOCAVAM SEMPRE A DIFICULDADE POR CAUSA DA CADEIRA.É POR ISTO QUE TEM OS ADECIVOS.
    PEGA LÁ AS FOTOS POE AI NO BLOG PARA ELES VEREM.
    OBRIGADA A TODOS MAS QUEM TÁ ESCREVENDO ESTE RELATO PARA QUEM NAO ME CONHECE É A ESPOSA DE UM CADEIRANTE, BATALHADOR VENCEDOR NA VIDA.
    TA VIVO PELA MISERICORDIA DE DEUS.QUE É TUDO PARA MIM.
    E EU DESEJO QUE NAO SÓ ELE MAS TODOS OS CADEIRANTES TENHAM O DIREITO DE IR E VIR SEM NECESSITAR DA AJUDA PARA ENTRAR EM UM SIMPLIS ONIBUS, E ESPERO DE CORAÇAO QUE A VIAÇAO RIO DOCE FAÇA ISTO PELOS NOSSOS CADEIRANTES NAO SÓ AQUI DE ALTO CAPARAO MAS DE TODA A REGIAO.
    UM ABRAÇO FIQUEM TODOS COM DEUS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: