Um bom projeto para nossa Cidade.

O lixo é um problema mundial e todas as cidades têm dificuldades em manter a limpeza pública nos padrões satisfatórios. Também é uma questão de educação da população que deve cooperar na limpeza da cidade, principalmente numa produção menor de lixo.

Todos nós podemos e devemos fazer a nossa parte. Tenho constatado que em nossa Cidade, logo após a varredura das ruas, pessoas passam e sem nenhum pudor, jogam lixo na rua, mesmo percebendo que a rua acabou de ser limpa.

Neste contexto, gostaria de dar minha contribuição a respeito das sacolas plásticas que tanto poluem nosso rio e ruas.

De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), o consumo de sacolas plásticas tradicionais chega a 12 bilhões de unidades por ano no País. Em média, cada brasileiro utiliza em torno de 66 sacolas plásticas por mês.  Estas sacolas tradicionais são produzidas a partir do petróleo ou gás natural, dois tipos de recursos naturais altamente poluentes. Uma simples sacola plástica jogada no meio ambiente pode demorar mais de 400 anos para se desintegrar.

A solução para este problema pode estar na troca das sacolas plásticas tradicionais pelas sacolas oxibiodegradáveis, feitas de materiais absorvidos pela natureza em menos tempo, cerca de 18 meses.

Alguns Estados e Cidades têm determinado através de Leis a troca gradativa das sacolas tradicionais pelas oxibiodegradáveis. Poderá ser o caso de Alto Caparaó, se o Governo Municipal juntamente com os Vereadores e Associação Comercial, aceitarem a idéia. É necessário um trabalho de conscientização dos lojistas e consumidores de que todos nós podemos fazer alguma coisa em prol de nossa Comunidade e das gerações futuras.

Uma Lei Municipal tratando desse assunto iria inibir o  uso indiscriminado de sacolas e evitar que toneladas de plástico sejam jogados no lixo da Cidade, gerando assim, economia de recursos financeiros e humanos.

Na Cidade de Jundiaí/SP, desde 30 de junho, os supermercados passaram a cobrar R$0,19 por sacolinha plástica. Na cidade, cerca de 95% do setor supermercadista aderiram ao programa.

No Rio de Janeiro, a lei 5.502 prevê que 50 sacolas devolvidas aos supermercados devem ser trocadas por um quilo de alimento. Quem não usar sacola plástica terá desconto de R$0,03 a cada cinco itens comprados.  Em 2009, o Ministério do Meio Ambiente lançou a campanha nacional “Saco é um Saco”, que tem a proposta de eliminar a utilização das sacolas plásticas. Algumas medidas, como utilizar bolsas retornáveis, recusar ou simplesmente diminuir o uso são sugestões do projeto.

Enquanto isso, cada um de nós pode começar a diminuir o consumo de sacolas plásticas. A bolsa retornável é uma boa idéia, assim como deixar de pegar sacolinhas no supermercado sem necessidade.

Na minha casa já começamos a adotar algumas idéias para ajudar na preservação ambiental. Estamos diminuindo o consumo de sacolas plásticas e estou procurando para comprar a bolsa retornável. Além de realizar a limpeza do rio, aonde as pessoas chegam para fazer churrasco e encontram tudo limpo e ao ir embora, deixam várias sacolas, garrafas pet e latinhas para trás, estamos fazendo compostagem do lixo orgânico que irá se transformar em esterco para nossa horta sem agrotóxico. Se cada um fizer a sua parte, o resultado será benéfico para todos.

Um projeto mais ambicioso seria a adoção pelo Município da Coleta Seletiva do Lixo, que poderia começar em um determinado bairro e de acordo com a conscientização das pessoas, para toda a Cidade.

Colaborador: Renato Mota de Aguiar

3 respostas para Um bom projeto para nossa Cidade.

  1. Itelvino Eller Filho disse:

    Já dei minha opnião ha alguns vereadores de Alto Caparaó sobre o assunto.Trocar sacolas de plástico,por bolsas para cada um consumidor em suas compras.O paozinho de cada dia,que fosse embalado em sacola de papel.Com certeza ,estaria-mos com uma cidade bem mais limpa.Mais precisamos de união para uma corrente de concientização a população.Nisso para uma bõa concientização precisamos de pessoas e recursos de informação para que possa-mos concientizar.Quem sabe os projetos possam ser votados a favor do povo, e não aqueles que beneficiam somente algumas pessoas? Pq esses projetos são bancados com nosso dinheiro.Tercerizar não é negocio feito para ajudar o povão,mais sim,ajudar alguns que já tem seus recursos e não precisam disso.Valeu Téo.Projeto e feito para ajudar a cidade.Um caminhão de prensa e tão difícil assim de ser conseguido amigo José Carlos,para nossa limpeza pública.Mesmo nós morando em uma cidade turística?.Téo.

    • lovantino disse:

      Caro companheiro Téo, não vejo no momento a necessidade de um caminhão prensa para Município, haja visto que a nossa cidade é uma das cidades mais limpas da região. As pessoas da Prefeitura que fazem a coleta de lixo e varrem a cidade estão fazendo um ótimo trabalho, é muito difícil vermos lixo pelas ruas. Alto Caparaó é uma cidade muito limpa.
      A Prefeitura está trabalhando para dar um destino melhor e correto para o lixo urbano, para isso contratamos um engenheiro sanitarista ambiental e estamos cumprindo rigorosamente todas as exigências da FEAM.

  2. lovantino disse:

    Renato, a ideia é muito boa mesmo, temos que aprender a valorizar tudo que está ao nosso redor.
    O Município através do Departamento que estou ocupando está preparando para o ano de 2011 um projeto para que possamos reduzir o uso de sacolas plásticas em nossa cidade. O projeto ainda não vê a criação de uma Lei para diminuir as sacolas, mas visa um trabalho educativo no bairros e nas Igrejas.
    Queremos levar para o cidadão a importância de reduzirmos o uso das sacolas plásticas e mostrar o tempo e o estrago que as mesmas fazem no meio ambiente.
    Outra ideia importante a reciclagem, a Prefeitura para o próximo ano visa e deslumbra a possibilidade de está reciclando o lixo, criando uma usina de compostagem e triagem, para isso estudo já foram iniciados esse ano com técnicos e da Universidade Federal de Viçosa. O objetivo é através das ações ambientais melhorar ainda mais a qualidade de vida do nosso povo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: